This free script provided by
JavaScript Kit

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Dois comandos maravilhosos do Sketchup

Para fazer maquetes eletrônicas, poucos programas são tão bons quanto o Sketchup, especialmente quando se trata da relação custo-benefício. Para a maioria das tarefas que os arquitetos e outros profissionais que lidam com modelagem precisam, nas fases iniciais de conceito e estudo preliminar, ela é quase imbatível, e gratuita!
Claro, dependendo do nível de sofisticação, pode ser necessário usar ferramentas mais sofisticadas, mas... Quer saber? O feijão com arroz do Sketchup me deixa muito satisfeita.
De vez em quando aparecem alguns probleminhas, tipo: unidades diferentes, escala, coordenadas... Hoje, tive um probleminha de escala, e foi muito simples de resolver. Reescalei todo o modelo de uma vez só! Usando sabe o quê? A fita métrica!

O texto está pequeno, mas acredite, aí na caixa de texto está escrito 22,05m.
Usando a ferramenta Fita Métrica, você tira a medida de um trecho conhecido da figura. Essa rua aí, por exemplo, eu sabia que deveria ter exatamente 22m. Então, digitei o valor que queria na caixa de texto que fica no canto inferior à direita, esse marcado com um retângulo vermelho.

É isso mesmo, basta colocar o valor e... Ta-ram!
Depois de trocar o valor que aparece, vem uma caixa de mensagem, perguntando se você quer reescalar o desenho. Sim, claro!
A pergunta é: deseja redimensionar o modelo? Observe que os componentes de Modelo que foram carregados a partir de arquivos externos não serão redimensionados! Tudo bem...
Aí é só correr pro abraço e continuar sua modelagem!

A outra dica, quem me deu foi um colega de trabalho: Eu não sabia, mas dá para travar o andamento do cursor usando as setas do teclado, ou melhor, fazê-lo andar limitado em linha. Na visão de perspectiva, a seta da direita faz o cursor andar pelo eixo vermelho, a da esquerda, pelo verde, e as de cima e de baixo, pelo eixo azul. Para destravar, basta pressionar a seta novamente.
Veja que legal! O pontilhado vermelho é a ferramenta limitada em linha. Ela não está aparecendo, mas é a fita métrica. O pontilhado verde é a linha de extensão da ferramenta, estou me deslocando ortogonalmente ao eixo vermelho. Show!
Imagem do tutorial do Sketchup 6.0

2 comentários:

  1. Aí fala que não redimensiona arquivos externos, você sabe se tem algum jeito de conseguir? ou transformar um arquivo de origem externa em um interno?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Consegui agora kkkkk, era só desenhar uma linha com o lápis, clicar na linha, segurar o shift e clicar no objeto. Clicar com o botao direito e criar um grupo dos 2, depois é só seguir o que voce falou

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...