This free script provided by
JavaScript Kit

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Quando o Hatch fica horrível...

Quem trabalha com desenho técnico sabe como os preenchimentos de figuras com texturas são importantes para auxiliar na representação gráfica. No Autocad, um dos programas mais usados para fazer CADD (computer aided design and drafting - plantas de edificações, desenhos de peças, etc.), esses preenchimentos são os hatches. E quando eles não funcionam direito, dá uma raiva...

Foi o que aconteceu comigo, ontem. Então, lá fui eu pesquisar nos fóruns de Atocad para ver como transformar isso que aparece no lado esquerdo da figura, no que aparece do lado direito:


Um problema comum no Autocad é o hatch aparecer como se estivesse explodido, com as linhas desencontradas. Isso acontece quando o preenchimento é mais complexo, como o gravel, wood, concrete, etc. À medida que vai se afastando da origem do desenho (0,0), ele vai ficando "bagunçado", mas não sei exatamente por quê. Quem lida com desenhos georreferenciados não pode mudar a origem do desenho (trocar origem do UCS), o que também resolveria.
Pelo menos, tem outra forma de consertar. A textura volta a parecer normal se você a editar perto da origem e depois movê-la para o lugar desejado.

Assim:
1 - Selecione o hatch "explodido";
2 - invoque o comando MOVE (M+enter);
3 - marque um ponto de referência próximo ao hatch com defeito;
4 - digite 0,0 (sem @) como local de destino.
5 - Clique duas vezes no hatch ou escreva HE (+enter) para invocar o comando Hatch Edit;
6 - não precisa fazer nada nessa janela, apenas dê OK para fechar.
7 - Se o seu hatch ainda não voltou ao normal, regenere o desenho (RE+enter).

Se esse procedimento não funcionou, copie o contorno onde quer colocar o preenchimento e cole em um documento em branco, aplique o hatch e depois copie o preenchimento para o desenho original.

Se ainda não der certo, aí a coisa complica :-) ... Crie um bloco com o hatch no outro documento e então insira no desenho original. E aí acabam as minhas sugestões :-P

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...