This free script provided by
JavaScript Kit

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Biscoitos caseiros...

Adoro me enfiar na cozinha para fazer bolos, pães, biscoitos e outras coisas com farinha de trigo. Esse ingrediente é mágico!


Desde que minha filha se encantou pela Alice no País das Maravilhas, desatei a fazer biscoitos em casa. E, realmente, essas guloseimas caseiras são bem mais saborosas que as compradas. Sem contar que ficam mais nutritivas, menos calóricas e não têm conservantes e outros aditivos. Só me permito adicionar umas gotinhas de corante na cobertura dos biscoitos, para dar uma graça e um pouquinho de essência de baunilha, porque ninguém é de ferro...


Esses aqui, fiz para o aniversário da minha afilhada, que escolheu o mesmo tema. A receita, traduzi de um blog norte-americano, fico devendo o link.

Mas a receita está aqui!

Glacê real
Ingredientes:
  • 5 xícaras de açúcar de confeiteiro peneiradas
  • 1/4 de xícara de leite (experimentar substituir uma parte por suco de limão)
  • 1/4 de xícara de glicose de milho (tipo Karo)
Rendimento: 3 xícaras de cobertura

Instruções:
Coloque o açúcar e o leite em uma tigela. Mexa até obter uma mistura homogênea. Adicione a glicose de milho e misture bem. Para preencher áreas de desenhos, afine a cobertura adicionando pequenas quantidades de glicose de milho até atingir a consistência adequada.


 Para colocar sobre o biscoito, o ideal é usar o saco de confeiteiro, que tem a firmeza certa para apertar e principalmente para cortar o buraco na ponta, que deve ser pequeno...

Biscoitos doces

 Ingredientes:
  • 2 xícaras de farinha
  • 1/4 de colher de chá de sal
  • 1/2 de colher de chá de fermento
  • 1/2 xícara de manteiga sem sal
  • 1 xícara de açúcar
  • 1 ovo grande, levemente batido
  • 2 colheres de sopa de brandy ou leite
  • 1/2 colher de chá de extrato de baunilha (ou menos, dependendo da essência)
Rendimento: 2 dúzias, cortadas com cortador grande

Preparo:

 Misture a farinha, sal e fermento numa tigela media. Na batedeira, bata manteiga e açúcar até obter um creme; adicione os ingredientes secos e misture até incorporar. Com a batedeira ligada, adicione o ovo batido, o brandy ou leite e a essência; misture até incorporar.

 Transfira a massa para a superfície de trabalho. Na receita original, pede-se para dividir em dois discos, cobrir com plástico e refrigerar por uma hora, mas cortei logo os biscoitos e ficaram perfeitos, sem refrigerar.
Preaqueça o forno em 180º C. Cubra as formas com papel manteiga e deixe à mão.

Numa superfície enfarinhada, estique a massa até ficar com ½ centímetro de espessura. Corte as formas desejadas e transfira para as formas, deixando 2 centímetros entre elas. Segundo a receita original, a massa que sobra pode ser amassada novamente e cortada mais uma vez. Amassei três vezes e todos os biscoitos foram igualmente devorados. Deixe assar até ficarem levemente dourados, por aproximadamente 10 minutos; não deixe ficar moreno. Transfira para um aramado para esfriar.

Esse biscoito sai muito mole do forno, daí a importância do papel manteiga: ele ajuda muito na transferência dos biscoitos para o aramado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...