This free script provided by
JavaScript Kit

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Consertando cotas bagunçadas no Autocad

Autocad é uma das ferramentas que mais uso. Gosto muito do programa, talvez até porque o uso desde a versão 12 (ops! Será que devia ter mencionado isso?). Mas de vez em quando fico embatucada com uns probleminhas... Tipo esse, de hoje.


Quando a gente usa cotas no Autocad, a gente cria um estilo pra aplicar nelas, ajustando parâmetros como: precisão, finalização da linha, fonte da cota, etc. Eventualmente, uma ou outra cota não fica assim tão boa com o estilo criado, então para essas exceções faz-se alguns ajustes individuais, chamados style overrides. Isso quer dizer que passamos por cima do padrão, ou seja, ignoramos alguns parâmetros e trocamos por outros, individuais.

Tinha mexido numas cotas do meu desenho, para ajustar umas medidas que teimavam em não ficar do jeito que eu queria. Depois de um tempo, percebi que havia mais exceções que regras, então fiz algumas mudanças no estilo. A maioria das cotas continuou como estava... Claro, pois todas elas eram, digamos assim, personalizadas. Então, como consertar? Usando o comando dimoverride. Ah, e não adianta procurar nos botões, só usando a linha de comando.

Todos os parâmetros de cota podem ser mudados com esse comando, mas o mais interessante é o Clear overrides, para o qual basta apertar Enter:

Command: dimoverride

Enter dimension variable name to override or [Clear overrides]:

Basta isso para ter suas cotas limpinhas, de novo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...