This free script provided by
JavaScript Kit

quinta-feira, 1 de setembro de 2016

Pais: saibam usar Pokémon Go a seu favor!


Desde que foi lançado, esse jogo causou muita polêmica: várias foram as notícias sobre acidentes envolvendo Pokémon Go, indo desde pequenos mal-entendidos a atropelamentos e morte. Pessoalmente, não vejo motivo para tanto alarde: muitas ferramentas, eletrônicas ou não, causam desastres, esse jogo não é o primeiro... E como tudo que tem desvantagens, há vantagens também. Acho válido, no entanto, antes de falar como educar os filhos com Pokémon Go, tocar nos pontos negativos do jogo.
Dentre eles, há a questão da falta de privacidade e do tal contrato para seu uso, onde o usuário concorda em liberar dados pessoais para uso da empresa. Muitas teorias conspiratórias surgiram, como fuxicar dentro das casas das pessoas, edifícios estratégicos para obter certas informações, etc. Na boa, até eu que sou chegada a uma teoria da conspiração, achei demais.

Capturar tela com pokémon é divertido, mesmo em casa!
Sério, acho que a Niantic não deve estar nem aí
para ambientes internos como esses! Só acho...
Capturar tela com pokémon é divertido, mesmo em casa!
Se você não quiser que o Pidgey beba o seu
 refrigerante, pode desabilitar a realidade aumentada (AR)
Confesso que não investiguei isso, mas com as poucas noções de GIS que tenho, tendo a acreditar que as informações mais valiosas que a Niantic quer com o jogo são os trajetos a pé que fazemos. Isso porque ainda não vi nenhum aplicativo que capture esses dados com a riqueza de detalhes que esse jogo pode fazer. Mesmo o Google Maps, que nos dá a opção de achar caminhos a pé e por transportes públicos, o jogo da Niantic com seus pokéstops e ginásios, pode calcular a densidade e o fluxo de pessoas em determinados locais do globo. E isso tem muito valor, mesmo num mundo onde o digital parece cada vez mais importante que o real. Resumindo: sim, você está sendo seguido e suas informações estão sendo coletadas para serem vendidas. Só não era do jeito que você esperava! :P
Muitos pais devem estar preocupados com a segurança de seus filhos, pois esse jogo tem interação com o mundo real: é um elemento de distração, além de tornar a criança ou adolescente um alvo fácil para assaltantes. Mas essa desvantagem pode ser minimizada com a aplicação de uma regra simples: deixe o celular ligado no jogo, mas não o deixe exposto: guarde-o ligado dentro da mochila, no bolso do casaco e só o puxe pra fora na casa dos amigos, ou com um grande grupo de pessoas ou dentro de um estabelecimento seguro. Posto isso, dá pra fazer uma pequena lista de maneiras de usar o Pokémon Go a favor dos pais e da educação das crianças:

1. Convença-o a ir a lugares novos

Você quer muito que seu (sua) filho(a) vá com você a algum lugar e precisa de mais algum argumento? Que tal lembrá-lo que lá tem um pokéstop que ele nunca visitou? Assim, você leva a criança, ela avança no jogo e você tem a oportunidade de mostrar que o lugar não era tão chato assim...
Pegar pokémon na farmácia pode ser interessante.
"Vamos naquela farmácia que acabou de inaugurar?"
"Claro, mamãe!" :D

2. Faça-o caminhar

No Pokémon Go o jogador ganha ovos, que só podem ser chocados quando ele caminha. Se o seu (sua) filho(a) é sedentário(a), aí está a desculpa perfeita para fazê-lo se movimentar. Vale lembrar que os ovos apenas chocam quando se está em velocidade baixa, ou seja: de carro não funciona. Bora calçar uns tênis e ir passear no parque!

Faça caminhadas ao ar livre, perca peso e divirta-se!
Além de caminhar para chocar os ovos, você pode
achar belezuras como essa circulando ao ar livre.

Faça caminhadas ao ar livre, perca peso e divirta-se!
Sim, aqui perto tinha um pokéstop!
E bora caminhar com o celular ligado no jogo...

3. Faça-o divertir-se em trajetos de carro

"Mãe, a gente já chegou? Falta muito?" Quem não sente arrepios por ouvir essas perguntas a cada 5 minutos? Pois é, mesmo com o jogo percebendo que se está dentro de um carro, os pokéstops podem ser usados e há sempre pokémons diferentes pelo caminho. Deixe-o jogar durante a viagem e desfrute de um pouco de paz...

Quem dirige não pode jogar Pokémon Go, mas os passageiros sim.
Sim, sempre tem um pokémon dando sopa dentro do carro...

4. Dê-lhe um banho de cultura geral

Os pokéstops geralmente são pontos notáveis como esculturas, pinturas, prédios interessantes, museus... Aproveite-os para fazer seu (sua) pequeno(a) adquirir mais conhecimento: visite centros culturais, praças, locais com arquitetura notável. Será divertido!

Museus e obras de arte são pokéstops. Vai passear!
Quem disse que museu é chato, é porque não viu esse Onix na entrada...

5. Ensine matemática

Há muita matemática em Pokémon Go, pelo menos para crianças até a quinta série. Multiplicação, divisão, frações, números decimais e porcentagem podem ser explicados através do tema. Quer um exemplo? Saca essa lista de exercícios que eu fiz pra minha filhota.

Já pensou em ensinar matemática usando Pokémon Go?
Multiplicação, divisão e frações pode não ser tão chato
quando o tema é Pokémon Go!

6. Participe da vida da sua criança

Para que as crianças joguem Pokémon Go com segurança, é preciso que os pais façam o cadastro primeiro para depois incluir o cadastro dos filhos. Essa é a forma responsável e correta de autorizá-los a jogar. Já que você teve que se cadastrar, por que não joga também e vivencia um pouco daquilo que seu (sua) filho(a) está passando? Deixe de lado preconceitos como "adultos não participam dessas baboseiras", "tenho coisas mais sérias pra fazer" e "isso é uma perda de tempo" e brinque junto. A infância passa cada vez mais depressa, então aproveite cada minuto. É muito divertido progredir no jogo junto com a cria, poder entrar em seu universo. Solta a criança que tem dentro de você e vai junto com seu (sua) filho(a) para uma jornada pokémon!

Você pode interagir com sua criança através do jogo Pokémon Go.
Só não vale se empolgar mais do que a criança!
Fonte da imagem original: Wikimedia Commons.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...