![]() |
Imagem da Wikimedia Commons. |
Pois bem. Tinha feito uma peregrinação a diversas farmácias e o preço era quase sempre o mesmo. Liguei para o laboratório da Sanofi, para saber se o medicamento fazia parte de algum programa de descontos, mas não. Então lembrei que existe auxílio do governo para a aquisição de medicamentos caros como esse. Sem esperança, liguei para o Ministério da Saúde, que me encaminhou para o Governo do Estado, que me encaminhou para a Ouvidoria da Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro. Isso porque a União paga, mas o serviço é descentralizado.
Então, pra quem precisar, aí está o telefone de ouro, para solicitar medicamentos de alto custo:
0800-025-5525
Eles estimam uns 15 dias úteis para responder sua solicitação.
Num tempo menor que esse, tinha perdido meu bebê, como os leitores também já sabem (aviso logo: não foi pela falta do medicamento). Então, deixei tudo de lado e esqueci. Em 15 dias não tinham me ligado mesmo...
Mas esta semana fui surpreendida com a seguinte mensagem no meu email:
REGISTRAMOS SUA DEMANDA SOB PROTOCOLO XXXX E ENCAMINHAMOS PARA SUPERINTENDÊNCIA DE ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA E INSUMOS ESTRATÉGICOS (SAFIE)Juro que não esperava. Não é que funciona mesmo? Se eu ainda estivesse grávida, provavelmente teria enchido um pouco mais a paciência deles e conseguido antes. Mas infelizmente não estou mais, e por isso tive que cancelar o pedido. Pelo menos, foi rápido. Liguei para a Coordenação de Análise e eles me encaminharam para uma outra ouvidoria. Cancelei e pronto, fim da história. Aí, os telefones deles:
SEUS DADOS PESSOAIS SERÃO RESGUARDADOS QUANDO SOLICITADO OU NOS CASOS QUE ACHARMOS CONVENIENTE, PARA SUA MAIOR SEGURANÇA.
CASO QUEIRA ACRESCENTAR NOVAS INFORMAÇÕES OU ALTERAR DADOS DO REGISTRO EFETUADO, POR FAVOR ENTRE EM CONTATO COM O NOSSO SERVIÇO DE OUVIDORIA.
2333-3819
2333-3860
Atualizei este post para informar duas coisas bacanas: uma é que em Pernambuco, o MPF obteve uma sentença que garantiu tratamento domiciliar com a heparina de baixo peso molecular para o tratamento de trombofilia de gestantes pelo SUS. O melhor é que a decisão é válida em todo o território nacional. Não sei a partir de quando isto estará padronizadom mas é mais um precedente para obter o remédio. Leia a notícia aqui:http://www.mpf.mp.br/pe/sala-de-imprensa/noticias-pe/mpf-pe-obtem-sentenca-que-garante-medicamento-para-prevencao-de-trombose-em-gestantes-atendidas-pelo-sus.
A outra boa é que há um grupo de Facebook tratando do assunto Clexane de forma solidária: doações, trocas, etc. (https://www.facebook.com/groups/397895423745371/).
Abraços a todos!